BLOGANDO FRANCAMENTE. . . BLOG DA SUZY. . .REINALDO AZEVEDO. . .NOTALATINA. . . BLOG DO ALUÍZIO AMORIM.... RODRIGO CONSTANTINO ...TAMBOSI...BLOG DO CLAUSEWITZ

13/08/2008

Fumo / Pele



















Este meu texto de hoje não vai explicar que o cigarro causa câncer de pulmão. Também não vai citar os outros tipos de cânceres mortais causados pelo fumo. Não vai falar sobre o risco aumentado de infarto nem sobre como esse veneno causa bronquite e enfisema. Tudo isso você já sabe e está cansado de ouvir. Mas se ainda assim os argumentos não foram suficientes para fazer um fumante parar, aqui vai mais uma tentativa. Dessa vez, da pele. Sim, porque entre os inúmeros males causados pelo cigarro, ainda há o envelhecimento da pele.

Se ainda há quem pense que cigarro dá charme e glamour, a ciência prova que fumar não deixa ninguém mais bonito. Pouco a pouco, o cigarro agride, resseca, enruga e muda a cor da pele e dos dentes.

Como o cigarro afeta a nossa pele?

O cigarro provoca a contração de vasos sangüíneos que irrigam a pele. Com isso, ela recebe menor quantidade de nutrientes e oxigênio que o normal e fica em contínua desnutrição.

Conseqüentemente, o colágeno, fibra que dá sustentação à pele, é danificado. A fabricação de colágeno novo também é prejudicada. Com o tempo, a pele enruga mais do que seria esperado se a pessoa não fumasse. Ela fica fina e se atrofia muito além do que a genética determina. A elasticidade também é afetada, pois há danos nas fibras elásticas da derme, a segunda camada da pele.

A isso se soma o movimento facial, repetido tantas e tantas vezes num puxar e soltar a fumaça, que causa rugas profundas ao redor dos lábios. Rugas profundas aparecem também ao redor dos olhos, que se contraem quando a fumaça é exalada.

O calor e a fumaça dia após dia em contato com a pele acabam deixando-a ressecada. Todas essas alterações, somadas a uma coloração pálida, amarelada, e às vezes cinzenta devido à má circulação, são descritas no meio médico como smoker’s face (face de fumante). Por mais injusto que pareça, a face de fumante é mais intensa nas mulheres.

Cigarro e Câncer de pele

A incidência de carcinoma espinocelular de pele é maior nos fumantes. Além de maior incidência, o carcinoma é mais agressivo nesse grupo. Quanto ao melanoma, não se observa aumento na incidência em fumantes. Mas a agressividade da doença é maior em quem fuma. Cicatrização e Fumo

A má nutrição da pele prejudica a cicatrização após uma cirurgia. As cicatrizes ficam alargadas e há risco de necrose de enxertos e retalhos de pele, feitos em cirurgias. Se você fuma, ao menos colabore com seu cirurgião e suspenda o cigarro alguns dias antes e alguns dias depois da cirurgia. Aí colabore com você e pare para sempre.

Viu? Dessa vez não foram o ofegante pulmão ou o sofrido coração que imploraram para você abandonar o cigarro. Foi sua linda e sensível pele.

Informações da Veja

0 comments:

VOLTAR AO TOPO
 

My Blog List

Term of Use

.