Os conservadores (Republicanos) americanos são considerados mais capitalistas que os liberais que estão nos Democratas.
Até aqui aceitei o argumento, mas quando eu andei navegando nas comunidades do orkut, descobri algo que não condizia com os argumentos dos dirigentes liberais brasileiros tal como o intelectual Rodrigo Constantino que nas mais às vezes lança artigos com o propósito de desconstruir a crença religiosa das pessoas, não como um ateu comum, porem como um ateu militante.
Com o tempo percebi que muitos dos que se declaram libertários na verdade são mais parecidos com os socialistas do que os tais liberais acusados de serem esquerdistas.
A confusão se dá no que toca a moralidade, são liberais no que se refere à não aceitação da moral que vemos com mais clareza nos libertários.
O divisor de águas está cada vês mais difícil, tenho pregado aqui a tolerância religiosa entre os liberais e também na defesa de princípios morais pra que o capitalismo não seja algo usado para fins não muito dignos, ou seja, capitalismo a qualquer preço sem levar em conta a ética e a moral não vinga no sentido de promover um bem estar geral de um povo.
A intervenção do Estado na economia tem sido outro embate entre liberais e libertários. Os liberais aceitam uma tênue intervenção do Estado para que os cidadãos possam entrar na linha, usando com isso o judiciário e leis de convivência pacífica entre o povo. Um Estado de Direito na qual o Estado deva ser guardião em nome da sociedade em geral.
Os libertários querem a ausência do Estado, não aceitam as religiões ou qualquer crença que não seja devidamente comprovada com a ciência, são céticos desprovido de fé, acham que as pessoas serão boazinhas por natureza coisa que a história já provou que nunca foi assim, tam logo os homens possuem liberdade natural, uns começam a escravizar os outros porque não há nem um ente governamental que a impeça, quem tem mais liderança e capacidade de arregimentar pessoas para seu lado com carisma ou a força terá domínio sobre os outros. Vide história contada por vários livros, fartos de acontecimentos que levaram a destruição e morte.
O Liberalismo sofreu adaptações ao longo do tempo, passando a ser conservadorismo no tempo do iluminismo para cá. No que toca a economia nem um outro tipo de sistema bate o capitalismo liberal, em que o mercado é respeitado acima de tudo.
A confusão continua posta, não podemos ver o liberalismo na visão americana e também não podemos confundir liberdade com libertinagem, coisa muito comum com os libertários.
Por Klauck Soares no Causa Liberal
0 comments:
Postar um comentário