BLOGANDO FRANCAMENTE. . . BLOG DA SUZY. . .REINALDO AZEVEDO. . .NOTALATINA. . . BLOG DO ALUÍZIO AMORIM.... RODRIGO CONSTANTINO ...TAMBOSI...BLOG DO CLAUSEWITZ

22/08/2008

Confusão entre liberalismo e libertarismo

























Pois a alguns anos atrás o Instituto Liberal do Rio Grande do Sul resolveu trocar o nome do instituto para Instituto Liberdade porque, segundo os dirigentes eles eram confundidos com os liberais americanos, que na prática estão dentro de partidos de esquerda. Ser chamado de liberal nos EUA é uma ofensa quando se é capitalista.

Os conservadores (Republicanos) americanos são considerados mais capitalistas que os liberais que estão nos Democratas.

Até aqui aceitei o argumento, mas quando eu andei navegando nas comunidades do orkut, descobri algo que não condizia com os argumentos dos dirigentes liberais brasileiros tal como o intelectual Rodrigo Constantino que nas mais às vezes lança artigos com o propósito de desconstruir a crença religiosa das pessoas, não como um ateu comum, porem como um ateu militante.

Com o tempo percebi que muitos dos que se declaram libertários na verdade são mais parecidos com os socialistas do que os tais liberais acusados de serem esquerdistas.

A confusão se dá no que toca a moralidade, são liberais no que se refere à não aceitação da moral que vemos com mais clareza nos libertários.

O divisor de águas está cada vês mais difícil, tenho pregado aqui a tolerância religiosa entre os liberais e também na defesa de princípios morais pra que o capitalismo não seja algo usado para fins não muito dignos, ou seja, capitalismo a qualquer preço sem levar em conta a ética e a moral não vinga no sentido de promover um bem estar geral de um povo.

A intervenção do Estado na economia tem sido outro embate entre liberais e libertários. Os liberais aceitam uma tênue intervenção do Estado para que os cidadãos possam entrar na linha, usando com isso o judiciário e leis de convivência pacífica entre o povo. Um Estado de Direito na qual o Estado deva ser guardião em nome da sociedade em geral.

Os libertários querem a ausência do Estado, não aceitam as religiões ou qualquer crença que não seja devidamente comprovada com a ciência, são céticos desprovido de fé, acham que as pessoas serão boazinhas por natureza coisa que a história já provou que nunca foi assim, tam logo os homens possuem liberdade natural, uns começam a escravizar os outros porque não há nem um ente governamental que a impeça, quem tem mais liderança e capacidade de arregimentar pessoas para seu lado com carisma ou a força terá domínio sobre os outros. Vide história contada por vários livros, fartos de acontecimentos que levaram a destruição e morte.

O Liberalismo sofreu adaptações ao longo do tempo, passando a ser conservadorismo no tempo do iluminismo para cá. No que toca a economia nem um outro tipo de sistema bate o capitalismo liberal, em que o mercado é respeitado acima de tudo.

A confusão continua posta, não podemos ver o liberalismo na visão americana e também não podemos confundir liberdade com libertinagem, coisa muito comum com os libertários.

Por Klauck Soares no Causa Liberal


0 comments:

VOLTAR AO TOPO
 

My Blog List

Term of Use

.